sexta-feira, 15 de maio de 2015

FUNGOS - ATIVIDADES SEGUNDO MECÂNICA - IF

1) ) Os cogumelos são seres vivos representantes do reino Fungi. Algumas espécies são comestíveis, outras alucinógenas e outras, ainda, venenosas. Sobre esses seres, responda: a) Como ocorre seu processo de nutrição? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Alguns fungos estão associados a animais ou plantas. Escreva sobre uma associação de fungos com outros seres vivos. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2) Cite dois exemplos de fungos utilizados na industria alimentícia e farmacêutica. R.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3) Complete as seguintes lacunas: a) Líquens são associações de (.........................) e (...............................) b) Nos líquens, as (...............................) produzem hidratos de carbono e os (.......................................) absorvem água do substrato. c) As estruturas reprodutivas dos líquens são denominadas de (...............................) d) Os (............................................) são aclorofilados, não podendo realizar a (...............................................) 4) Fungos e bactérias têm sido considerados, por muitos, os "vilões" entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importantes funções ecológicas. a) Cite uma forma pela qual bactérias e fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientes minerais. ___________________________________________________________________________________________ b) Cite um exemplo de conquista científica no combate a infecções que foi possível a partir da utilização de fungos. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2.500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento. a) O que é mofo? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções de pele? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6) Um estudante de Biologia, ao realizar uma pesquisa científica, chegou à conclusão de que um determinado ser vivo apresenta as seguintes características: - tem como substância de reserva o glicogênio. - apresenta quitina como um dos componentes da membrana celular. - é pluricelular, muito embora suas células não constituam tecidos diferenciados. - é eucarionte, porém não sintetiza pigmento fotossintetizante. Pelas características expostas, conclui-se que o ser vivo pesquisado pertence ao reino: A) Protista B) Fungi C) Monera D) Plantae E) Animalia 7) No sistema de classificação de Lineu, os fungos eram considerados vegetais inferiores e compunham o mesmo grupo do qual faziam parte os musgos e as samambaias. Contudo, sistemas de classificação modernos colocam os fungos em um reino à parte, reino Fungi, que difere dos vegetais não apenas por não realizarem fotossíntese, mas também porque os fungos: a) são procariontes, uni ou pluricelulares, enquanto os vegetais são eucariontes pluricelulares. b) são exclusivamente heterótrofos, enquanto os vegetais são autótrofos ou heterótrofos. c) não apresentam parede celular, enquanto todos os vegetais apresentam parede celular formada por celulose. d) têm o glicogênio como substância de reserva energética, enquanto nos vegetais a reserva energética é o amido. e) reproduzem-se apenas assexuadamente, enquanto nos vegetais ocorre reprodução sexuada ou assexuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário