CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS


SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

No sistema proposto por Lineu a espécie é a unidade de classificação e pode ser definida como sendo “um grupo de organismos que se acasalam na Natureza e cujos descendentes são férteis”.
O atual sistema de classificação dos organismos também considera a espécie como unidade de classificação.
As diferentes categorias de classificação, chamadas de categorias taxonômicas, foram ampliadas. Lineu elaborou um sistema de classificação onde havia 5 categorias de espécies semelhantes, que eram agrupadas em um mesmo gênero; os gêneros semelhantes são agrupados numa mesma família; famílias semelhantes são reunidas numa ordem; ordens semelhantes são agrupadas em uma classe; classes semelhantes são agrupadas em um filo ou divisão, e filos ou divisões semelhantes são agrupadas em um reino. As categorias podem ser representadas, da mais ampla para a mais restrita, da seguinte maneira:

REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE

Além dessas categorias, muitas vezes são utilizadas categorias intermediárias, tais como subfilo, infraclasse, superordem, superfamília, subgênero, subespécie.
Para exemplificar o atual sistema de classificação, vamos ver a classificação do cão, desde a categoria mais geral, que é o reino, até a mais restrita, que é a espécie.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÕES: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS (COM GABARITO)

GABARITO DA PROVA DE BIOLOGIA - TERCEIRO ANO D-E (ALDA)

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS S.V.