EXERCITANDO BIOLOGIA


 1 ) Complete as lacunas das afirmativas utilizando as seguintes palavras:
COMBUSTÃO – CITOSOL – MITOCÔNDRIA – LACTOBACILOS – CLOROPLASTOS – HERBICIDAS – QUIMIOSSÍNTESE

a)    Os _________________________ são agrotóxicos que matam ervas daninhas que impedem o crescimento das plantas cultivadas. Alguns desses produtos atuam interrompendo o transporte de elétrons, o que inibe a fotossíntese.
b)    Nos eucariontes, a fotossíntese ocorre nos (nos)  ________________________. Nos procariontes, como as cianobactérias, a fotossíntese ocorre em um conjunto de membranas e no (na)  __________________.
c)    Certas bactérias que vivem no solo são capazes de sintetizar substâncias orgânicas a partir de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas sem utilizar energia luminosa. Elas provocam a oxidação de substâncias minerais do solo ou da água e aproveitam a energia liberada para sintetizar açúcares. Esse processo é chamado de _____________________________.
d)    Em nosso intestino são encontrados os __________________________, onde fabricam diversas vitaminas utilizadas pelo nosso organismo.
e)    Na ____________________, uma menor quantidade de energia produzida de forma violenta, ocorre quando na queima, por exemplo, da gasolina e madeira, as ligações químicas são rompidas e, os átomos de carbono e de hidrogênio formam novas ligações com o oxigênio, formando moléculas de gás carbônico e água.
f)     A terceira etapa da respiração aeróbia, nos eucariontes, a energia é produzida na membrana interna da _______________________.

2) Qual a principal molécula utilizada pelas células como fonte de energia na respiração aeróbia? Escreva a equação que representa a respiração aeróbia.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

3) A fotossíntese é um processo que ocorre em alguns organismos autotróficos como forma de obtenção de alimento. Para a realização desse processo, vários fatores são necessários, como um pigmento de cor verde denominado de:
a)    carotenoide.
b)    clorofila.
c)    flavonoide.
d)    xantofila.
e)    eritrofila.

4) A fermentação é um processo importante para a indústria alimentícia, uma vez que possibilita a fabricação de produtos como pães, cerveja, iogurte e queijos. Esses produtos são formados por diferentes modos de fermentação, sendo o iogurte e o queijo, por exemplo, formados a partir da: 
a)    fermentação alcoólica.
b)    fermentação simples.
c)    fermentação glicosídica.
d)    fermentação complexa.
e)    fermentação lática.

5) Algumas bactérias são incapazes de sobreviver na presença de oxigênio, diferentemente da maioria dos organismos, que necessitam desse gás para a produção de ATP. Organismos que não conseguem viver na presença de oxigênio são chamados de: 
a)    aeróbios facultativos.
b)    aeróbios obrigatórios.
c)    anaeróbios facultativos.
d)    anaeróbios obrigatórios.
e)    fotossintetizantes.


6) A fermentação e a respiração celular apresentam uma etapa em comum, apesar de serem processos bastante distintos. Observe as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta um processo comum à fermentação e à respiração celular. 
a)    Ciclo de Krebs.
b)    Glicólise.
c)    Ciclo de Calvin.
d)    Cadeia respiratória.
e)    Cadeia transportadora de elétrons.

7) São processos biológicos relacionados diretamente a transformações energéticas celulares:  
a)    respiração e fotossíntese.
b)    digestão e excreção.
c)    respiração e excreção.
d)    fotossíntese e osmose.
e)    digestão e osmose.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÕES: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS (COM GABARITO)

GABARITO DA PROVA DE BIOLOGIA - TERCEIRO ANO D-E (ALDA)

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS S.V.